1ª Oficina de Confecção de Composteira Doméstica

1ª Oficina de Confecção de Composteira Doméstica

O Instituto Amigos da Floresta Amazônica – ASFLORA, realizou nesta quarta-feira (18), a primeira Oficina de Confecção de Composteira Doméstica, na escola Juscelino Kubitschek, localizada no município de Marituba. O evento gratuito contou com a participação de 24 pessoas e foi ministrado pelo Engenheiro Florestal, Carlos Alberto Correa e pelo Engenheiro Agrônomo, José Hamilton Galvão.

Ao início das atividades, a primeira edição da oficina contou com uma breve introdução sobre a importância da realização da compostagem no lar, logo após, na prática, foi ensinado o passo a passo da confecção de composteiras domésticas. “A importância da compostagem doméstica é você ter a possibilidade de reaproveitar materiais que vão paro o lixo, e aplicar no cultivo do seu jardim. Como este processo é totalmente livre da utilização de produtos químicos, isso acaba refletindo na preservação do meio ambiente já que acabamos gerando menos lixo e ainda há a conscientização da sociedade”, conta o Engenheiro Florestal, Carlos Alberto Correa.

Sobre a importância da utilização de composteiras, a Diretora Social da ASFLORA, Josiane Mattos afirma, “Com a composteira doméstica serão gerados cerca de 53% de resíduos a menos para o carro coletor de resíduos domésticos levar, consequentemente, o aterro sanitário terá a vida útil mais longa e acabará gerando benefícios à saúde, pois não serão atraídos animais e insetos para este lixo”.

Compostagem – A compostagem é um processo biológico que consiste em dar novas finalidades aos resíduos orgânicos que iriam ser descartados. Nesse processo, organismos transformam restos de alimentos, entre outros materiais, em húmus, contribuindo para a preservação do meio ambiente além de auxiliar em processos agrícolas e na recuperação do solo.

Texto: Fernando Cardoso.