XVIII Natal Ecológico – ASFLORA

XVIII Natal Ecológico – ASFLORA

O Natal chegou mais cedo para o Instituto Amigos da Floresta Amazônica – ASFLORA e alunos da Escola Pirilampo, na 18ª edição do Natal Ecológico, realizado nos dias 30 de novembro, 9 e 12 de dezembro. A atividade promovida pelo ASFLORA, em parceria com a Moldunorte e Projeto Água Viva, este ano, foi realizada na escola de Marituba, Juscelino Kubitschek, também apoiadora da iniciativa. 

O evento que promove a educação ambiental através da recuperação de áreas degradadas, contou com a ajuda dos alunos de 7 a 12 anos da escola Pirilampo para a realização do plantio de 1.000 mudas. Antes der pôr a mão na massa, as crianças contaram com uma palestra educativa, com foco nas técnicas para a reintegração das espécies no solo e a importância da realização de atividades de recuperação do meio ambiente, sensibilizando e gerando conscientização ambiental.

Açaí, Bacuri Pari, Castanha do Pará, Genipapo, Macacauba, Massaranduba, Pupunha, Seringa, Sapucaia, Virola, dessas, entre outras, foram as opções para a meninada se divertir plantando no espaço da escola Juscelino Kubitschek. Através do Projeto Miyawaki  a área utilizada para o enriquecimento florestal em breve será liberada para os próprios alunos da escola de agroindústria que fazem o curso técnico em florestas, onde poderão ir a  campo para realizar pesquisas sobre as espécies.

Método Miyawaki de Recuperação de Áreas Alteradas e/ou Degradadas – O sistema Miyawaki prevê um plantio adensado com 2 a 3 mudas por m², com plantio aleatório, sem definição de espaçamento entre as mudas. O método idealizado pelo professor Miyawaki originou-se da combinação de conceitos sobre o potencial da vegetação natural.