1° Curso de Sistemas Agroflorestais para formação de agentes ambientais

1° Curso de Sistemas Agroflorestais para formação de agentes ambientais

O Instituto Amigos da Floresta Amazônica – ASFLORA, em parceria com a Comissão de Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira – CEPLAC, realizou entre os dias 27, 28 e 29 de outubro de 2020 o primeiro Curso sobre criação de Sistemas Agroflorestais, na escola Juscelino Kubitschek, localizada no município de Marituba. O evento gratuito e restrito devido o período pandêmico, contou com a participação 17 pessoas, de alunos, estagiários, profissionais da área e agricultores e foi ministradas pelo Engenheiro Florestal Carlos Alberto Correa e pelo Engenheiro Agrônomo José Hamilton Galvão,

No dia 27, o curso iniciou com a a palestra do Sr. Takushi Sato, Engenheiro Agrônomo e Diretor Presidente do Instituto ASFLORA, que explanou e dialogou com os participantes sobre a “Importância do Sistema Agroflorestais no estado do Pará e na Amazônia”.

Logo após, houve a didática do Prof. Hamilton Galvão que abordou a importância do estudo do solo para a agricultura em geral e o quanto sua composição tem forte relevância no sucesso da produção agroecológica. Na prática, foi ensinado sobre o conhecimento dos horizontes do solo, a realizações de técnica de coleta de solos para análise, com uso de instrumentos como o trado holandês, a sonda, draga e terçado, e a forma correta de embalamento, foram assuntos abordados.

Nos dias 28 e 29, o assunto Sistema Agroflorestal foi ministrado pelo Prof. Carlos Alberto, que abordou assuntos voltados a Produção de mudas, Criação de viveiros, Botânica, Adubação e Nutrientes do Solo, Implantação de Sistemas Agroflorestais e suas variações e escalas.

Projeto – Esta iniciativa faz parte do Projeto de Formação de agentes-educadores ambientais da área Técnica Florestal, Agroindústria e Alimentos da Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira, desenvolvido pelo Instituto ASFLORA, com patrocínio da Mitsubishi Corporation do Japão, que visa  construir na escola JK um laboratório natural, com a construção de um Sistema Agroflorestal construído pelos próprios alunos, com orientação técnica do Instituto ASFLROA e seus parceiros, além de atividades socioambientais e de educação ambiental, para a sociedade local e região metropolitana.

Sistemas Agroflorestais – São sistema produtivos na qual se combinam o plantio de espécies de arvores (frutíferas e/oiu madeireiras), com cultivos agrícolas e/ou criação de animais, em formato de arranjo, e que visa promover criação de renda para o agricultor com base nos produtos gerados, além de trazer benefícios ecológicos para a região, como a extinção da agricultura sem queima.

Texto: Bruno Amaral

1° Curso de Sistemas Agroflorestais