Oficina de Meliponicultura-Terra Alta-PA

Oficina de Meliponicultura-Terra Alta-PA

Na manhã do último dia 8 de julho, voluntários e estudantes participaram de uma oficina de Meliponicultura no sítio Boginho, localizado no município de Terra Alta, no nordeste paraense, que foi ministrado pelo instrutor Dr. Placido Magalhães.

O objetivo da capacitação ensinar os participantes sobre as práticas e as particularidades desse tipo de criação. Na avaliação da engenheira florestal Mie Susuke, o dia de campo foi muito importante, uma vez que possibilitou um conhecimento mais aprofundado sobre as meliponeas e todo esse universo.

Foi simplesmente maravilhoso. Espero continuar aprendendo mais sobre as abelhas e difundir esse conhecimento o máximo possível.

comentou Mie.

As abelhas sem ferrão ou meliponineos são insetos nativos da região, que atuam como principais polinizadores das árvores brasileiras, promovendo a fertilização das plantas e árvores. No Brasil estão catalogadas mais de 300 espécies. Diferentemente das abelhas Apis melliferas (abelhas com ferrão), as meliponas apresentam ninhos menores e distintos. Em especial, existem as uruçus amarelas, que produzem mais polén do que mel, com tonalidades mais claras.

A visita foi de extrema importância para os voluntários, já que puderam aprender uma pequena parte sobre um dos insetos mais importantes para a fauna e flora. Com esse tipo de trabalho, todos os dias continuamos promovendo a harmonia entre o homem a natureza para que haja esperança para a atual e às futuras gerações.

Para saber mais sobre Meliponicultura acesse: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1079116/criacao-de-abelhas-sem-ferrao