Um espelho de Quintal Produtivo

Um espelho de Quintal Produtivo

O quintal produtivo tem o conceito de um espaço usado para agricultura familiar que atenda aos requisitos da segurança alimentar. No ano de 2021 o instituto ASFLORA executou um projeto que foi denominado “Projeto de Formação de Agentes Ambientais’’, este projeto tinha por objetivo montar um espelho de Sistema Agroflorestal que fosse usado como um laboratório vivo pelos alunos da escola Técnica Agroindustrial Juscelino Kubistchek de Oliveira em marituba-Pa e consequentemente formar futuros profissionais que iriam para o mercado de trabalho sem prática de campo.
Para a implantação do projeto foram selecionados estudantes, que durante a pandemia da covid-19 estavam pra se formar e foram prejudicados quanto às aulas. Estes jovens respeitando os protocolos sanitários passaram a receber treinamento e aulas sobre sistemas agroflorestais e produção de mudas. Em março deste mesmo ano iniciaram o balizamento e plantio das espécies perenes e sazonais.
Em dois meses o sistema agroflorestal começou a gerar produtos e formar alunos sensibilizados e com objetivo de levar estes sistemas para outros lugares e conscientizar a sua comunidade acerca de como ajudar o meio ambiente e minimizar os impactos ambientais antrópicos.
O projeto deu um novo olhar para a escola que até então tinha áreas em desuso, o sistema passou a ser espelho e local de visitação de aulas práticas para estudantes e profissionais em cursos de capacitação profissional de vários estados do Brasil.
Hoje com 9 meses de projeto conseguimos incentivando famílias, profissionais e estudantes a plantarem florestas e conseguir gerar renda familiar, além de formar pessoas que no fim do seu estágio ou voluntariado estarão capacitadas para conseguir mudar perspectivas e levar esperança para esta e as futuras gerações.