Vida e legado do professor japonês Akira Miyawaki

Vida e legado do professor japonês Akira Miyawaki

Nascido na década de 20 no Japão, o botânico Akira Miyawaki criou e difundiu o método que leva o seu sobrenome em diversos países, incluindo o Brasil e o Estado do Pará. O Método Miyawaki consiste na recuperação da vegetação natural de áreas alteradas. E foi com esse trabalho que o especialista ganhou notoriedade internacional e gerou multiplicadores pelo mundo. O botânico faleceu aos 93 anos, em 16 de julho deste ano. Contudo, o seu legado permanecerá vivo.
O Método Miyawaki é um dos pilares do trabalho desenvolvido no Pará pelo Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora), que atua com o reflorestamento manejado de áreas alteradas, a partir do plantio de espécies frutíferas e florestais. Presidente do Asflora, Takushi Sato lembra que essa experiência exitosa começou quando ele conheceu o professor Akira Miyawaki no final do ano 1991.
“Ele veio a Belém, trazido pela equipe da companhia Mitsubishi Corporation. A partir da visita dele, o Projeto Miyawaki começou na Amazônia que à época, foi denominado ‘Experiência de recuperação de ecossistema florestal na Amazônia oriental’. Ele participou várias vezes do nosso festival de plantio, sempre apoiado pela Mitsubishi Corporation”, conta Sato.
De acordo com Sato, a última visita do botânico à capital paraense ocorreu em dezembro de 2013, quando ele participou do festival de plantio realizado pelo Asflora na Rodovia PA-408, no município de Santa Bárbara, no nordeste paraense.
“Ele tinha 85 anos e ainda mostrava muita disposição para animar todos os 250 participantes. Participei ainda de um festival de plantio junto com professor Miyawaki, em 2014, em um local atingido pelo tsunami no noroeste do Japão. Ele teve carisma para incentivar as pessoas para recuperarem a floresta. Fiquei encantado com a explicação dele sobre como se deve plantar mudas e formar a floresta, assim como tratar a nossa sociedade humana”, disse. “Gostaríamos de continuar realizando o nosso plantio do Projeto Miyawaki para proporcionar a harmonia entre o homem e a natureza”, declarou Sato.

Histórico sobre o professor Miyawaki
O botânico Akira miyawaki nasceu em 29 de janeiro de 1928, no Japão, e faleceu em 16 de julho de 2021. Atuou como botânico, sendo especialista na restauração da vegetação natural. Em 2006 ganhou o Prêmio Blue Planet Prize (Prêmio Planeta Azul, traduzido ao português), graças aos seus esforços nas resoluções de problemas ambientais. Ele deu origem ao Método Miyawaki em 1970, que consiste em um plano de restauração do ecossistema através de plantios de espécies arbóreas. De acordo com a tecnologia por ele desenvolvida, forma uma floresta semelhante à natural.
O sistema de recuperação de áreas alteradas criado por ele é desenvolvido em diversos países como o Brasil, Japão, França, Malásia e Índia. Miyawaki foi, também, professor emérito na Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês de Estudos Internacionais em Ecologia.

Texto: Pryscila Soares