WorkShop – A importância do reflorestamento em Unidades de Conservação na Amazônia Legal

WorkShop – A importância do reflorestamento em Unidades de Conservação na Amazônia Legal

O trabalho de promover a harmonia entre o homem e natureza inicia-se pela base, ou seja, é preciso gerar conhecimento sobre a importância da nossa floresta amazônica naqueles que hoje são crianças e adolescentes e que em breve poderão ser os maiores defensores da preservação e conservação da flora e da fauna.
No mês de novembro de 2022 o instituto ASFLORA em parceria com a Equatorial Transmissão realizaram dois workshops com tema “ A importância do reflorestamento em Unidades de Conservação na Amazônia Legal” no total participaram do evento vinte e cinco alunos em formação técnica de Floresta e quinze alunos de Meio Ambiente.
A primeira palestra do workshop teve como tema “A importância da Floresta em Pé” que foi ministrada pelo Engº Agrônomo e florestal Carlos Alberto Correa que compartilhou com os participantes o conhecimento sobre o conceito de floresta, biomas, os principais beneficios e dificuldades de se manter uma floresta, seja ela na região amazônica ou em outras áreas do mundo.
Outro ponto abordado no workshop foi sobre o manejo florestal e a importancia das atividades ambientais, os participantes tiveram a oportunidade de entender a importancia do manejo e das atividades pré e pós plantio, o planejamento e as etapas de execução de um projeto de reflorestamento. Tendo como exemplo as atividades de plantio das castanheiras nas unidades de conservação do REVIS(Marituba) e UTINGA(Belém) no estado do Pará.
Os estudante receberam esclarecimento do papel como técnicos na atividade do manejo; o conceito de conservação (utilização do recurso natural de forma controlada, garantindo sua renovação natural, possibilitando ter um rendimento bom e sua renovação natural.) e sua importancia dentro das atividades realizadas pelo instituto e seus parceiros.
E para fechar o ciclo de palestras a gestora ambiental e coordenadora do projeto de Plantio das castanhas do pará nas unidades de conservação já citadas, palestrou sobre a importância da realização desses plantios em áreas de conservação ou preservação, abordou também sobre a função das unidades de conservação e quais as leis que asseguram seu funcionamento e criação.
Esse tipo de ação tem por objetivo capacitar e educar ambientalmente a população e principalmente os futuros profissionais que estarão no mercado de trabalho e terão um olhar mais criterioso e sustentável acerca da preservação do meio ambiente.