Sistema Miyawaki

Tecnologia Social “Sistema Miyawaki de Restauração de Ecossistemas na Amazônia”

Através do Instituto ASFLORA, do anos de 2001 a 2020, foram realizadas mais de 40 projetos baseado nesta tecnologia sociais, alcançando mais de 200.729 mudas de espécies da região amazônica plantadas. A tecnologia torna-se um instrumento que visa aproximar a sociedade e sensibilizar sobre a importância das florestas do ponto de vista da preservação e do desenvolvimento do ecossistema e, através do reflorestamento, promover o retorno da biodiversidade da região.

Este sistema de reestruturação florestal, idealizado por Akira Miyawaki, professor emérito da Universidade Nacional de Yokohama, do Japão. Tem como principal fundamento a transformação de uma área alterada ou inutilizada em uma nova floresta, Seguindo os resultados das pesquisas de campo, o Instituto realiza o que chamamos de restauração, que segundo o professor Miyawaki (1999), são “florestas nativas por árvores nativas “.

Tecnologia Social em Meio Ambiente

No ano de 2019, o Projeto “Sistema Miyawaki de Restauração de Ecossistemas na Amazônia” foi premiado com a certificação de Tecnologia Social em Meio Ambiente, pela Fundação Banco do Brasil!

Sistema Miyawaki de Restauração de Ecossistemas na Amazônia